quinta-feira, 17 de julho de 2008

Motores 2T

Motores 2 Tempos

Caracteristicas: Os motores 2T possuem apenas anel(is) de compressao, alguns motores 2T utilizam dois aneis no pistao,
outros utilizam um anel. Os motores que utilizam dois aneis, sao motores de maior comprescao, que trabalha em giro alto, mas permite voce ter um ganho bom tambem em baixa. Ja os motores com apenas um anel, e destinada para uso de alto giro, e se alcanca sua potencia em uma margem extrema, e a baixa saindo bem prejudicada. Antigamente, o grande problema do motor 2T era a falta de potencia em baixos regimes, hoje isso foi corrigido atraves de uma valvula de escape. Como o bem conhecido YPVS da Yamaha, essa valvula muda o diagrama da janela de escape, em baixo giro a valvula fica fechada, disponibilizando um bom nivel de potencia em baixa, em alta, quando a queima esta excessiva e compressao alta, a valvula se abre, e o motor nao perde potancia. Sem essa valvula, os engenheiros teriam que escolher entre: "baixa", "madia" e "alto" regime. Como no caso das DT180, que a diagramacao foi projetada para potencia em baixo a medio regime, e por isso tem uma poeкncia reduzida(claro que nao e so por isso), ja as Agrales(16.5, 27.5, 30.0) foram projetadas para potencia em alto regime, desenvolvem bastante potencia, mas se depois dos 7.000 rpm. Ja as motos 2T com valvula, corrigem esse problema, elas podem ter potencia em todos os regimes (mas a valvula nao faz milagre, apenas corrige), porem nao e 100% perfeita, pois um motor 2T de baixa cilindrada mesmo com valvula, nao tera um bom nivel de potencia em baixa se o mesmo foi projetado para alta. Como ocorre nas CR125, YZ125, ja as 250, possuem alta potencia em baixa e em alta. A lubrificacao dos motores 2T e efetuada apenas com o oleo misturado а gasolina, portanto, o virabrequim gira seco, entгe a mistura de oleo efetuada deve ser rigorosamente inspecionada, de acordo com oleo 2T voce utiliza uma mistura (se referindo a mistura previa, no caso do autolub, e dificil de calcular), pode ser de 0,5% no caso dos oleos de altissima perfomance, destinado a motos de competicoes, 1%, 1,5%, 2%, 3%, e vai aumentando de acordo com o poder de lubrificacao do oleo e o trabalho que o motor faz. E aconselhado o uso de oleo sintetico, pois a queima e mais homogenea, carboniza menos, polui menos e lubrifica melhor.

A preparacao dos motores 2T sao de extrema complexidade, e praticamente impossivel garantir um ganho de potencia exato na preparacao de um motor 2T. Isso por que a diagramacao das janelas e algo muito delicado e "incerto", se voce abrir muito a janela de admissao, podere ter uma boa queima, com uma combustгo perfeita e um bom ganho de potencia, mas e a exaustao, tera de equalizar, pois a queima resultante precisa sair com velocidade da camara, se nao, todo o trabalho realizado sera jogado fora, e entгo comeca os calculos e muita paciencia. Por isso, a preparacao de motores 2T atraves de janelas, se engenheiros mecanicos e itimos preparadores sabem equalizar. Mas os motores 2T nao ganham potencia apenas atraves das janelas, na carburacao tambem, na taxa de compressao, ignicao, exaustao. Entao e aconselhavel "aspirar" um motor 2T ao inves de prepara-lo internamente, pois e mais seguro e rende uns cavalinhos a mais sem complicacoes.

Dicas: Os motores 2T como descrito acima possuem lubrificacao apenas com o oleo misturado a gasolina, e essa mistura pode ser feita previamente, adicionando o oleo diretamente ao tanque ou por um sistema automatico de lubrificacao(AUTOLUB), que envia oleo de acordo com a aceleracao. O autolub disponibiliza maior conforto para motos que precisam ser abastecidas com frequencia, no caso de uso urbano, porem, no uso off-road e desaconselhado, pois o autolub nao possui uma vedacao perfeita e possibilita a entrada de terras e eventuais sujeiras que entopem a bomba e bloqueando o envio de oleo para o carburador, consequentemente, o motor fica sem lubrificacao e trava. Motores 2T tambem tem uma caracteristica acentuada, que e carbonizacao, depois de um longo tempo de uso, o motor 2T forma cinzas e carvao na cabeca do pistao, cabecote, velas(as mesmas duram bem menos), curva de escape e ponteira. Por isso e necessario que voce faca a descarbonizacao da sua moto depois desse longo periodo de uso, lembrando que com o uso de oleo sintetico, a carbonizacao e bem inferior ao uso do oleo mineral.

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